sábado, 29 de agosto de 2015

Plano de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Dendê é apresentado pela Setur...


Encontro para validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits) da Costa do Dendê foi realizado na quinta-feira (20/8), em Barra Grande, município de Maraú.

A iniciativa da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) teve o intuito de apresentar o planejamento turístico para a região, resultado de oficinas públicas de debates e construção coletiva do documento, realizadas com representantes dos municípios desta zona turística, durante um ano. 

O Pdits visa propor ações para o turismo sustentável em curto, médio e longo prazo e estabelece as bases para a definição de ações e prioridades, após várias rodadas de oficinas públicas de debate. O plano prevê, ainda, ações para a melhoria do produto turístico, infraestrutura para avanços na urbanização e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais.

O secretário do Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, destacou a importância do planejamento. “Os planos são fundamentais para a captação de recursos federais junto ao Ministério do Turismo e aplicação em projetos nos municípios. Neste momento, o Estado dá apoio para que as zonas turísticas construam ou atualizem seus planejamentos visando à melhoria de cada região”, explicou. A Setur já atuou na elaboração dos Pdits das costas do Cacau e dos Coqueiros. As próximas zonas turísticas a serem contempladas serão Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento e Caminhos do Oeste.

Participaram do encontro o superintendente de Investimento em Polos Turísticos (Suinvest), Fernando Ferrero, juntamente com equipe de técnicos da Setur, além do presidente da Câmara do Turismo da Costa do Dendê, Júlio Oliveira, a prefeita de Maraú, Maria das Graças Viana, e representantes dos municípios.

O mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários da Costa do Dendê é encontrado nos municípios de Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença, entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu.

Fonte: Dendê News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário